terça-feira, 11 de agosto de 2015


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE  – DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO




PLANEJAMENTO


          1º BIMESTRE 
   
         1° ANO

                          EQUIPE DE ELABORAÇÃO: AMARILDA, CLEUSA, ELVIRA, MARIA CRISTINA E LIOMAR.


LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS:
- Propiciar situações de contato, familiarização, vivência e conhecimento de diferentes modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
- Compreender e utilizar o sistema de escrita alfabética da língua portuguesa;
- Reconhecer diferentes gêneros textuais (orais e escritos), compreendendo sua função e uso em diferentes situações sociais.                        
              GÊNEROS TEXTUAIS
CONTEÚDOS
                    ESTRATÉGIAS
-Relatos vividos;
-Registro de nascimento;
-Cantigas;
-Quadrinha;
-Conto de fadas;
-História infantil;
-Rótulo;
-Logotipo/ logomarca;
-Placa de sinalização.
F
I/T/C
I/T/C
F
F
I
I/T/C
F/I F/I


       ASPECTOS TIPOLÓGICOS


CULTURA DA ESCRITA


-Reconhecimento dos textos, tal como o contexto
 espaço de circulação e o uso dos mesmos.
-Manipulação de textos, revistas, livros infantis e
didáticos.

- Saber manusear e usar de maneira adequada os cadernos e livros;
- Saber segurar e manipular o lápis ao escrever e pintar;
- Saber sentar corretamente na carteira para ler e escrever;
- Cuidar dos materiais escolares.
- Orientação.


               

                       LEITURA

-Práticas sociais de leitura de textos de diferentes gêneros, veiculados em diferentes suportes textuais.
- Leitura realizada pelo professor;
- Leitura compartilhada (apontada);
- Tentativas de leitura por parte do aluno;
- Leitura deleite;
- Contação de história.

- Leitura autônoma de diversos textos.
- Interpretação de variadas formas de representação da leitura.
- Mímica, dramatização, desenho
, pintura
 etc.
- Conhecimento da direção convencional da leitura.

- Tentativas de leitura por parte
 do aluno.
- Leitura apontada.
  

                 ORALIDADE
 

- Diferentes situações sociais em que ocorre a oralidade, os interlocutores envolvidos, o suporte e a variedade linguística empregada.
- Características de gêneros orais.
- Hora da novidade.
- Contação de história pelo professor
e alunos;
- Músicas.



APROPRIAÇÃO DO SISTEMA

DE

ESCRITA ALFABÉTICA
-Reconhecimento e utilização das letras do alfabeto como sistema de representação gráfica dos sinais sonoros produzidos na linguagem oral.
-Construção do alfabeto concreto
, letra
s móveis, músicas, brincadeiras;
- Leitura nome/som (coletivo
e individual).
-Distinção entre os símbolos da escrita e outros grafismos (desenho, logotipo, número, letras, etc), reconhecendo sua lógica de funcionamento.
-Atividades de identificação e
 reconhecimento como: fazer
 correspondências, pinturas,
recortes (classificação).
- Categorização gráfica – apresentar as diferentes formas da grafia das letras, exercendo a mesma função. (alfabeto, vogais e junções).
-Identificação da mesma letra, de
 diferentes formas escritas, através
 da pintura,
 recorte e correspondência;
-Colagem na carteira de cada criança o
 alfabeto com as 4 formas.
-Conhecimento da direção convencional da escrita.
-Leitura apontada e registro
    
    PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
- Produção (oral e/ou escrita) de texto, considerando o gênero trabalhado (nome, vogais, junções e formação de sílabas);
-Registro com utilização de letra caixa-alta.
-Construção com o alfabeto móvel,
massinha
 de modelar, crachá, confecção de cartaz
 com os nomes completo, completar com
 letras faltosas
 e registro.

    
          ANÁLISE LINGUÍSTICA

             
- Atendimento às orientações da escrita ( de cima para baixo, da esquerda para a direita).
-Brincadeiras, leitura apontada, alfabeto
móvel, bingo fônico, texto em tiras/
 papeletas, registro no caderno.
- Emprego da segmentação entre as palavras (espaço em branco entre uma palavra e outra).
-Colorir espaços entre palavras e textos
/frases em papeletas.
- Distinção entre letras e notações léxicas (números, acentos e sinais de pontuação).
-Atividades com quadro de separação e classificação e textos em papeletas.
-Disposição adequada da escrita no papel.
-Orientação e registro.







MATEMÁTICA
OBJETIVOS:
 -Reconhecer e identifica números e quantidades;
-Desenvolver, identificar e fazer uso das noções de espaço e forma.




NÚMEROS
E
OPERAÇÕES


CONTEÚDOS
              ESTRATÉGIAS
- Função social do número (para que serve o número? Por que ele foi criado?).
- História dos números e oralidade.
- Função do número (ordenar, contar, medir e codificar).
-Jogos, brincadeiras, formação de filas,
 ordenar o calendário, e atividades de
 identificação
o.

- Significado de: classificação, seriação e sequência.
-Material manipulável, recorte e colagem e desenhos.
- Correspondência biunívoca.
-Material manipulável, correspondência
 com figuras e com o nome.
- Quantificadores: um, nenhum, alguns, todos, muito e pouco, o que tem mais, o que tem a mesma quantidade, quantos a mais.
-Recorte e colagens, gráfico da chamada e 
material manipulável.
- Leitura e escrita dos números.

-Leitura apontada, jogos e registro.
- Relação número/numeral.
-Brincadeiras, material manipulável, jogos,
contação de histórias e registro.
                         
          IDEIAS OPERATÓRIAS

-Relação entre quantidades.
-Brincadeiras, material manipulável, jogos e registro, construção de gráficos.



GEOMETRIA
-Noções de grandeza: maior, menor, mais grosso, mais fino, mais curto, mais comprido, mais alto, mais baixo, mais longo, mais estreito que;
-Noções de posição: em cima, embaixo, entre, na frente de, atrás de, ao lado de, o primeiro, o último, à direita, à esquerda;
-Noções de localização: em cima, embaixo, na frente, atrás;
-Noções de direção e sentido: para frente, para trás, para o lado, para a direita, para a esquerda, para cima, para baixo, no mesmo sentido, em sentidos contrários, meia volta, volta e meia, meia volta para a direita, para a esquerda.
-Brincadeiras;
-Músicas;
- Registros.

MEDIDAS

TEMPO:
- Duração e sequência temporal (dia: manhã, tarde e noite/ antes, durante e depois/significado de rápido e lento/ agora/ hoje e amanhã);
-Linha do tempo com fato da vida do educando;
- Calendário: dia, semana, mês e ano.
- Construção do calendário coletivo;
- Utilização de calendário individual;
- Marcação diária no calendário e registro no quadro;
 - Leitura apontada;
- Registro de desenhos;
 - Músicas, brincadeiras, recorte e colagem.

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO


- Organização de dados (com desenhos ou objetos) coletivamente.

- Construção através da quantidade de letras do nome, aniversariante do mês,comparação e interpretação.





                                                                                                                                 
CIÊNCIAS

OBJETIVO:
-Compreender o mundo em que vivemos e os fenômenos da natureza, bem como suas implicações sociais e econômicas.

    


            NOÇÕES DE   ASTRONOMIA

CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
SOL:
- Sol como fonte primária de energia: luz, calor (noções do dia e da noite);
- Estrelas, planetas e satélites.
TERRA:
- Aspectos do dia da noite;
- Nascente e poente;
- Projeção da sombra.
RELAÇÃO HOMEM E MEIO:
- As necessidades que o homem possui de conhecer o universo e sua importância.
-Oralidade;
- Ilustrações e desenhos;
- Músicas;
- Recorte e colagens;
 - Registro e confecção de cartazes.

ECOSSISTEMA: RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA
ÁGUA:
- Onde é encontrada;
- Importância e utilização desses elementos para a vida no planeta.

HISTÓRIA

OBJETIVO:
- Criar condições para que o educando se compreenda como participante de um contexto coletivo mais amplo, observando as suas semelhanças e diferenças.

O EDUCANDO E O CONTEXTO FAMILIAR
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
- Nome/nomes;
- Nomes na natureza/nomes das coisas;
- Sobrenomes: enquanto pertencimento ao grupo familiar.
-Oralidade;
-Registro de desenhos.



GEOGRAFIA

OBJETIVO:
- Identificar o espaço em que vive e seu pertencimento aos grupos sociais em que está inserido.



FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE ESPAÇO E TEMPO
CONTEÚDOS
                          ESTRATÉGIAS

Noções de espaço: Orientação e localização
- A criança como referência: perto/ longe, dentro/fora, acima/ abaixo, ao lado;
- O outro como referência: perto/ longe, dentro/fora, acima/ abaixo, ao lado;
- Espaço da sala de aula e outros espaços/ objetos como referência perto/ longe, dentro/fora, acima/ abaixo, ao lado;
- Relações de vizinhanças: o que vem antes, o que vem depois;
-  Noções de lateralidade: dentro/fora, em cima/ embaixo,atrás/ em frente, entre.
- O espaço da escola: corredores, pátio, parquinho e quadra.
Noções de tempo: Oralidade/ movimento
- Tempo no ambiente escolar: ontem/hoje/amanhã; Manhã/tarde/noite; Dia/noite; semana/ mês/ano.
- Tempos vividos: tempo de brincar, lanchar, de estudar.

-Oralidade;
-Relatos;
- Brincadeiras;
- Registro de desenhos.


AVALIAÇÃO


A avaliação será diagnóstica, contínua, formativa e cumulativa, possibilitando ao educando a incorporação de novos registros que acompanhem de forma dinâmica o conteúdos já consolidados com novas estratégias pedagógicas, valorizando o desenvolvimento cognitivo do educando e aperfeiçoando a prática do educador.

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