SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE –
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
PLANEJAMENTO
1º BIMESTRE
1° ANO
EQUIPE DE ELABORAÇÃO:
AMARILDA, CLEUSA, ELVIRA, MARIA CRISTINA E LIOMAR.
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS:
- Propiciar situações de contato,
familiarização, vivência e conhecimento de diferentes modos de produção e
circulação da escrita na sociedade;
- Compreender e utilizar o sistema de escrita
alfabética da língua portuguesa;
- Reconhecer diferentes gêneros textuais (orais
e escritos), compreendendo sua função e uso em diferentes situações sociais.
|
|||
GÊNEROS TEXTUAIS
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
|
-Relatos
vividos;
-Registro
de nascimento;
-Cantigas;
-Quadrinha;
-Conto de
fadas;
-História
infantil;
-Rótulo;
-Logotipo/
logomarca;
-Placa de
sinalização.
|
F
I/T/C
I/T/C
F
F
I
I/T/C
F/I
F/I
|
|
|
ASPECTOS TIPOLÓGICOS
|
|||
CULTURA DA ESCRITA
|
-Reconhecimento
dos textos, tal como o contexto
espaço de circulação e o uso dos mesmos.
|
-Manipulação
de textos, revistas, livros infantis e
didáticos.
|
|
- Saber
manusear e usar de maneira adequada os cadernos e livros;
- Saber
segurar e manipular o lápis ao escrever e pintar;
- Saber
sentar corretamente na carteira para ler e escrever;
- Cuidar
dos materiais escolares.
|
-
Orientação.
|
||
LEITURA
|
-Práticas
sociais de leitura de textos de diferentes gêneros, veiculados em diferentes
suportes textuais.
|
- Leitura
realizada pelo professor;
- Leitura
compartilhada (apontada);
-
Tentativas de leitura por parte do aluno;
- Leitura
deleite;
-
Contação de história.
|
|
- Leitura
autônoma de diversos textos.
|
|||
-
Interpretação de variadas formas de representação da leitura.
|
- Mímica,
dramatização, desenho
, pintura
etc.
|
||
-
Conhecimento da direção convencional da leitura.
|
-
Tentativas de leitura por parte
do aluno.
- Leitura
apontada.
|
||
ORALIDADE
|
-
Diferentes situações sociais em que ocorre a oralidade, os interlocutores
envolvidos, o suporte e a variedade linguística empregada.
-
Características de gêneros orais.
|
- Hora da
novidade.
-
Contação de história pelo professor
e alunos;
-
Músicas.
|
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA
DE
ESCRITA ALFABÉTICA
|
-Reconhecimento
e utilização das letras do alfabeto como sistema de representação gráfica dos
sinais sonoros produzidos na linguagem oral.
|
-Construção
do alfabeto concreto
, letra
s móveis,
músicas, brincadeiras;
- Leitura
nome/som (coletivo
e
individual).
|
|
-Distinção
entre os símbolos da escrita e outros grafismos (desenho, logotipo, número,
letras, etc), reconhecendo sua lógica de funcionamento.
|
-Atividades
de identificação e
reconhecimento como: fazer
correspondências, pinturas,
recortes
(classificação).
|
||
-
Categorização gráfica – apresentar as diferentes formas da grafia das letras,
exercendo a mesma função. (alfabeto, vogais e junções).
|
-Identificação
da mesma letra, de
diferentes formas escritas, através
da pintura,
recorte e correspondência;
-Colagem
na carteira de cada criança o
alfabeto com as 4 formas.
|
||
-Conhecimento
da direção convencional da escrita.
|
-Leitura
apontada e registro
|
||
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
|
-
Produção (oral e/ou escrita) de texto, considerando o gênero trabalhado (nome, vogais, junções e formação de
sílabas);
-Registro
com utilização de letra caixa-alta.
|
-Construção
com o alfabeto móvel,
massinha
de modelar, crachá, confecção de cartaz
com os nomes completo, completar com
letras faltosas
e registro.
|
|
ANÁLISE LINGUÍSTICA
|
-
Atendimento às orientações da escrita ( de cima para baixo, da esquerda para
a direita).
|
-Brincadeiras,
leitura apontada, alfabeto
móvel,
bingo fônico, texto em tiras/
papeletas, registro no caderno.
|
|
- Emprego
da segmentação entre as palavras (espaço em branco entre uma palavra e
outra).
|
-Colorir
espaços entre palavras e textos
/frases
em papeletas.
|
||
-
Distinção entre letras e notações léxicas (números, acentos e sinais de
pontuação).
|
-Atividades
com quadro de separação e classificação e textos em papeletas.
|
||
-Disposição
adequada da escrita no papel.
|
-Orientação
e registro.
|
||
MATEMÁTICA
OBJETIVOS:
-Reconhecer e identifica
números e quantidades;
-Desenvolver,
identificar e fazer uso das noções de espaço e forma.
|
||
NÚMEROS
E
OPERAÇÕES
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
- Função
social do número (para que serve o número? Por que ele foi criado?).
|
-
História dos números e oralidade.
|
|
- Função
do número (ordenar, contar, medir e codificar).
|
-Jogos,
brincadeiras, formação de filas,
ordenar o calendário, e atividades de
identificação
o.
|
|
-
Significado de: classificação, seriação e sequência.
|
-Material
manipulável, recorte e colagem e desenhos.
|
|
-
Correspondência biunívoca.
|
-Material
manipulável, correspondência
com figuras e com o nome.
|
|
-
Quantificadores: um, nenhum, alguns, todos, muito e pouco, o que tem mais, o
que tem a mesma quantidade, quantos a mais.
|
-Recorte
e colagens, gráfico da chamada e
material
manipulável.
|
|
- Leitura
e escrita dos números.
|
-Leitura
apontada, jogos e registro.
|
|
- Relação
número/numeral.
|
-Brincadeiras,
material manipulável, jogos,
contação
de histórias e registro.
|
|
IDEIAS OPERATÓRIAS
|
-Relação
entre quantidades.
|
-Brincadeiras,
material manipulável, jogos e registro, construção de gráficos.
|
GEOMETRIA
|
-Noções de grandeza: maior, menor, mais
grosso, mais fino, mais curto, mais comprido, mais alto, mais baixo, mais
longo, mais estreito que;
-Noções de posição: em cima, embaixo,
entre, na frente de, atrás de, ao lado de, o primeiro, o último, à direita, à
esquerda;
-Noções de localização: em cima, embaixo, na
frente, atrás;
-Noções de direção e sentido: para frente, para trás,
para o lado, para a direita, para a esquerda, para cima, para baixo, no mesmo
sentido, em sentidos contrários, meia volta, volta e meia, meia volta para a
direita, para a esquerda.
|
-Brincadeiras;
-Músicas;
-
Registros.
|
MEDIDAS
|
TEMPO:
- Duração
e sequência temporal (dia: manhã, tarde e noite/ antes, durante e
depois/significado de rápido e lento/ agora/ hoje e amanhã);
-Linha do
tempo com fato da vida do educando;
-
Calendário: dia, semana, mês e ano.
|
- Construção
do calendário coletivo;
-
Utilização de calendário individual;
-
Marcação diária no calendário e registro no quadro;
- Leitura apontada;
-
Registro de desenhos;
- Músicas, brincadeiras, recorte e colagem.
|
TRATAMENTO DA
INFORMAÇÃO
|
- Organização
de dados (com desenhos ou objetos) coletivamente.
|
-
Construção através da quantidade de letras do nome, aniversariante do
mês,comparação e interpretação.
|
CIÊNCIAS
|
||
OBJETIVO:
-Compreender
o mundo em que vivemos e os fenômenos da natureza, bem como suas implicações
sociais e econômicas.
|
||
NOÇÕES DE ASTRONOMIA
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
SOL:
- Sol como fonte primária de energia: luz, calor
(noções do dia e da noite);
-
Estrelas, planetas e satélites.
TERRA:
- Aspectos do dia da noite;
-
Nascente e poente;
-
Projeção da sombra.
RELAÇÃO HOMEM E MEIO:
- As
necessidades que o homem possui de conhecer o universo e sua importância.
|
-Oralidade;
-
Ilustrações e desenhos;
-
Músicas;
- Recorte
e colagens;
- Registro e confecção de cartazes.
|
|
ECOSSISTEMA: RELAÇÕES
DE INTERDEPENDÊNCIA
|
ÁGUA:
- Onde é encontrada;
-
Importância e utilização desses elementos para a vida no planeta.
|
|
HISTÓRIA
|
||
OBJETIVO:
- Criar condições para que o educando se compreenda como
participante de um contexto coletivo mais amplo, observando as suas
semelhanças e diferenças.
|
||
O EDUCANDO E O CONTEXTO
FAMILIAR
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
-
Nome/nomes;
- Nomes
na natureza/nomes das coisas;
-
Sobrenomes: enquanto pertencimento ao grupo familiar.
|
-Oralidade;
-Registro
de desenhos.
|
GEOGRAFIA
|
||||
OBJETIVO:
-
Identificar o espaço em que vive e seu pertencimento aos grupos sociais em
que está inserido.
|
||||
FORMAÇÃO
DE CONCEITOS DE ESPAÇO E TEMPO
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
||
Noções de espaço: Orientação e localização
- A
criança como referência: perto/ longe, dentro/fora, acima/ abaixo, ao lado;
- O outro
como referência: perto/ longe, dentro/fora, acima/ abaixo, ao lado;
- Espaço
da sala de aula e outros espaços/ objetos como referência perto/ longe,
dentro/fora, acima/ abaixo, ao lado;
-
Relações de vizinhanças: o que vem antes, o que vem depois;
- Noções de lateralidade: dentro/fora, em
cima/ embaixo,atrás/ em frente, entre.
- O
espaço da escola: corredores, pátio, parquinho e quadra.
Noções de tempo: Oralidade/ movimento
- Tempo
no ambiente escolar: ontem/hoje/amanhã; Manhã/tarde/noite; Dia/noite; semana/
mês/ano.
- Tempos
vividos: tempo de brincar, lanchar, de estudar.
|
-Oralidade;
-Relatos;
-
Brincadeiras;
-
Registro de desenhos.
|
|||
AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica,
contínua, formativa e cumulativa, possibilitando ao educando a incorporação de
novos registros
que acompanhem de forma dinâmica o conteúdos
já consolidados com novas estratégias pedagógicas, valorizando o desenvolvimento
cognitivo do educando e aperfeiçoando a
prática do educador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário