PLANEJAMENTO
1° BIMESTRE
3° ANO
EQUIPE DE ELABORAÇÃO: MARCELI, FÁTIMA, DENISE,
EUNICE, LILIANE E LIOMAR.
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS:
-Reconhecer
diferentes gêneros textuais, compreendendo sua função e uso em diferentes
situações;
-Compreender
e utilizar o sistema de escrita alfabética da língua portuguesa;
- Produzir
textos orais e escritos, tendo em vista o gênero trabalhado, o interlocutor,
o suporte e seu veículo e circulação.
|
||||
GÊNEROS TEXTUAIS
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
||
- Fábulas;
- Registro
de nascimento;
- Cantiga;
- Quadrinha;
- História
infantil/conto de fadas.
|
I
T/C
R
R
I
|
|||
ASPECTOS
TIPOLÓGICOS
|
|
|||
CULTURA DA ESCRITA
|
-Reconhecimento dos textos, tal como o contexto espaço de circulação
e o uso dos mesmos.
|
-Manipulação de textos, livros, revistas e
outros.
|
||
- Saber usar e manusear de maneira adequada livros e cadernos;
- Saber segurar e manipular lápis de escrever;
- Saber sentar corretamente na carteira para ler e escrever;
- Cuidar dos materiais escolares.
|
- Orientação.
|
|||
LEITURA
|
- Práticas
sociais de leitura de textos de diferentes gêneros, veiculados em diferentes
suportes textuais;
- Leitura
com fluência, entonação e ritmo;
-
Conhecimento da direção convencional da leitura;
-
Interpretação de variadas formas de representação da leitura.
|
-Leitura
realizada pelo professor;
-Leitura
compartilhada (apontada);
- Leitura
deleite;
- Leitura
individual por parte do aluno;
- Contação
de história;
- Mímica,
dramatização, música, desenho, pintura.
|
||
ORALIDADE
|
- Diferentes situações sociais em que ocorre a oralidade, os
interlocutores envolvidos, o suporte e a variedade linguística empregada.
|
- Hora da
novidade.
- Contação
de história pelo professor e alunos.
|
||
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
|
-Produção
oral e escrita de frases e ou textos, considerando o gênero trabalhado. (T/C)
|
- Carta
enigmática, frases e ou textos a partir de gravuras e registro com desenhos.
|
||
APROPRIAÇÃO
DO SISTEMA
DE
ESCRITA
ALFABÉTICA
|
-
Reconhecimento das relações entre fonemas e grafemas, de sua junção na
formação de sílabas. (R)
|
- Fixação
das palavras em cartaz e registro.
|
||
-
Conhecimento da direção convencional da escrita. (T/C)
|
- Leitura
compartilhada e individual e registro.
|
|||
-
Categorização gráfica – diferentes formas de traçar a letra. (R)
|
- Registro
do alfabeto maiúsculo e minúsculo.
|
|||
-Reconhecimento
da grafia das palavras (ortografia).
(T/C)
|
-
Registro, leitura, fixação, produção e ditado.
|
|||
- Distinção entre letras e sílabas e consequentemente
segmentação das palavras em final de linha. ( R )
|
- Palavras
em papeletas e suas várias
possibilidades de separação.
|
|||
-
Identificação de novas palavras resultante de trocas de silabas. ( R )
|
- Leitura
e registro.
|
|||
ANÁLISE LINGUÍSTICA
|
- Emprego
da pontuação e da paragrafação. (T/C)
|
- Produção
de frases/textos.
|
||
- Emprego
de palavras com sílabas complexas. (T/C)
|
- Produção
frases/textos, confecção de cartazes.
|
|||
- Uso do
traçado legível. (T/C)
|
-Registro.
|
|||
-
Atendimento às orientações da escrita (de cima para baixo, da esquerda para
direita. (T/C)
|
-
Registro, utilização de parágrafo e espaçamento entre as palavras.
|
|||
- Emprego
da segmentação entre as palavras (espaço em branco entre uma palavra e
outra). (T/C )
|
- Pintura
entre as palavras e textos em papeletas.
|
|||
-
Disposição adequada da escrita no papel.
(T/C)
|
-Registro e espaçamento entre as atividades.
|
|||
-Emprego
adequado de letras maiúsculas e minúsculas. (T/C)
|
-Registro
e produção.
|
|||
- Uso do
traçado legível. (T/C)
|
- Registro
e produção.
|
|||
MATEMÁTICA
OBJETIVOS:
-Possibilitar
ao educando, comparar os objetos para perceber as relações quantitativas e
qualitativas das formas espaciais;
-Desenvolver
o raciocínio lógico, a percepção, a memória reflexiva e a interpretação para
solucionar situações novas.
|
||
NÚMEROS
E
OPERAÇÕES
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
-Função
social do número.
|
- História
dos números.
|
|
-Agrupamento
e trocas nas diferentes bases e na base 10.
|
- Material
concreto e registro.
|
|
- Sistema
de numeração decimal.
|
-
Situações problemas.
|
|
VALOR POSICIONAL:
-Unidade e
dezena;
-Registro
de quantidade;
-Leitura e
escrita de numerais;
-Composição
e decomposição.
|
-Observação,
registro, material dourado, quadro de sequência numérica, situações problemas
e Jogos.
|
|
-Seriação:
Ordem crescente e decrescente, sucessor e antecessor, pares e ímpares.
|
-Registro,
sequência numérica, figuras, material concreto e jogos.
|
|
- Operação: adição e subtração.
|
- Registro
e situação problema.
|
|
- Cálculo
mental e estimativa.
|
- Oralidade
e jogos.
|
|
GEOMETRIA
|
-
Exploração e localização espacial em relação a objetos e locais: rua, bairro,
cidade;
|
-
Oralidade, observação e registro de desenhos.
|
MEDIDAS
|
TEMPO:
- Semana,
quinzena, mês, bimestre, trimestre, semestre e ano.
|
-
Construção coletiva do calendário e registro.
|
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
|
- Tabelas
e gráficos.
|
-
Construção, leitura, interpretação e comparação.
|
CIÊNCIAS
OBJETIVO:
-Desenvolver
a compreensão do estudo da vida e suas inter- relação incluindo a dialética
entre o ser humano e a natureza, proporcionando a melhor interação com o meio
em que vive.
|
||
ÁGUA E ECOSSISTEMA
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
-
Nascentes, rios, lagos, mares, oceanos;
|
-
Palestra, vídeos;
- Leituras
e interpretações de textos;
- Visita
técnica;
-
Produção de frases e acrósticos;
- Recortes
e colagens.
|
|
- Ciclo da
água;
|
||
- Usos da
água (data comemorativa: Dia mundial da água)
|
||
POLUIÇÃO E CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA
|
-
Saneamento básico;
|
|
-
Tratamento da água;
|
||
- Usos de
produtos venenosos.
|
HISTÓRIA
OBJETIVOS:
-Compreender
o significado e a abrangência da categoria trabalho como elemento cultural do
processo de produção do homem estabelecendo relações sociais e na organização
da sociedade;
- Compreender
como se processam as mudanças na natureza e na sociedade.
|
||
VIDA,
TRABALHO, RELAÇÕES SOCIAIS E DE PODER, HISTÓRIA
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
- A
família enquanto espaço da produção e organização;
- A
família em sua condição socioeconômica: passado/presente, o processo de
mudança;
- O
trabalho ontem e hoje;
-
Diferentes formas de trabalho e organização.
|
- Práticas
de leitura;
-
Interpretação e registro no caderno;
- Vídeos;
- Recortes
e colagem;
-
Confecções de cartazes;
- Pesquisas.
|
GEOGRAFIA
OBJETIVOS:
-Situar-se
no espaço de seu bairro, cidade, município para que os compreenda como
resultado da sociedade que o constrói;
-
Reconhecer as diferenças entre os espaços rurais e urbanos e suas
interdependências.
|
||
FORMAÇÃO
DE CONCEITOS DE ESPAÇOS E TEMPO
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
- Noções
de espaço: orientação e localização;
-Centralização
descentralização: lateralidade, inclusão, ordem;
- O espaço
local: lugar em que vivem. (bairro/localidade)
|
-
Maquetes;
- Leitura
e interpretação;
- Visitas;
- Vídeos.
|
AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser um processo
educativo que possibilite verificar a aprendizagem, ocorrendo de forma contínua
e cumulativa. Tendo com perspectiva a fusão da teoria com a prática social.
Devendo aperfeiçoar a prática do educador e tornando a prática educativa do
educando um processo permanente de apreensão da realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário