terça-feira, 11 de agosto de 2015


PLANEJAMENTO


1° BIMESTRE

3° ANO
EQUIPE DE ELABORAÇÃO: MARCELI, FÁTIMA, DENISE, EUNICE, LILIANE E LIOMAR.

LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS:
-Reconhecer diferentes gêneros textuais, compreendendo sua função e uso em diferentes situações;
-Compreender e utilizar o sistema de escrita alfabética da língua portuguesa;
- Produzir textos orais e escritos, tendo em vista o gênero trabalhado, o interlocutor, o suporte e seu veículo e circulação. 
           GÊNEROS TEXTUAIS
                                           CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
- Fábulas;
- Registro de nascimento;
- Cantiga;
- Quadrinha;
- História infantil/conto de fadas.
I
T/C
R
R
I
            ASPECTOS TIPOLÓGICOS


         
             CULTURA DA ESCRITA

-Reconhecimento dos textos, tal como o contexto espaço de circulação e o uso dos mesmos.
-Manipulação de textos, livros, revistas e outros.


- Saber usar e manusear de maneira adequada livros e cadernos;
- Saber segurar e manipular lápis de escrever;
- Saber sentar corretamente na carteira para ler e escrever;
- Cuidar dos materiais escolares.
 - Orientação.
                              
                                     
                       LEITURA
- Práticas sociais de leitura de textos de diferentes gêneros, veiculados em diferentes suportes textuais;
- Leitura com fluência, entonação e ritmo;
- Conhecimento da direção convencional da leitura;
- Interpretação de variadas formas de representação da leitura.
-Leitura realizada pelo professor;
-Leitura compartilhada (apontada);
- Leitura deleite;
- Leitura individual por parte do aluno;
- Contação de história;
- Mímica, dramatização, música, desenho, pintura.
                        
                    ORALIDADE
- Diferentes situações sociais em que ocorre a oralidade, os interlocutores envolvidos, o suporte e a variedade linguística empregada.
- Hora da novidade.
- Contação de história pelo professor e alunos.
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
-Produção oral e escrita de frases e ou textos, considerando o gênero trabalhado. (T/C)
- Carta enigmática, frases e ou textos a partir de gravuras e registro com desenhos.
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA
DE
ESCRITA ALFABÉTICA
- Reconhecimento das relações entre fonemas e grafemas, de sua junção na formação de sílabas. (R)
- Fixação das palavras em cartaz e registro.
- Conhecimento da direção convencional da escrita. (T/C)
- Leitura compartilhada e individual e registro.
- Categorização gráfica – diferentes formas de traçar a letra. (R)
- Registro do alfabeto maiúsculo e minúsculo.
-Reconhecimento da grafia das palavras (ortografia). (T/C)
- Registro, leitura, fixação, produção e ditado.
- Distinção entre letras e sílabas e consequentemente segmentação das palavras em final de linha. ( R )
- Palavras em papeletas e suas várias  possibilidades de separação.
- Identificação de novas palavras resultante de trocas de silabas. ( R )
- Leitura e registro.
ANÁLISE LINGUÍSTICA
- Emprego da pontuação e da paragrafação. (T/C)
- Produção de frases/textos.
- Emprego de palavras com sílabas complexas. (T/C)
- Produção frases/textos, confecção de cartazes.
- Uso do traçado legível. (T/C)
-Registro.
- Atendimento às orientações da escrita (de cima para baixo, da esquerda para direita. (T/C)
- Registro, utilização de parágrafo e espaçamento entre as palavras.
- Emprego da segmentação entre as palavras (espaço em branco entre uma palavra e outra). (T/C )
- Pintura entre as palavras e textos em papeletas.
- Disposição adequada da escrita no papel. (T/C)
-Registro e espaçamento entre as atividades.
-Emprego adequado de letras maiúsculas e minúsculas. (T/C)
-Registro e produção.
- Uso do traçado legível. (T/C)
- Registro e produção.

MATEMÁTICA
OBJETIVOS:
-Possibilitar ao educando, comparar os objetos para perceber as relações quantitativas e qualitativas das formas espaciais;
-Desenvolver o raciocínio lógico, a percepção, a memória reflexiva e a interpretação para solucionar situações novas.



  NÚMEROS
 E
 OPERAÇÕES

CONTEÚDOS
                          ESTRATÉGIAS
-Função social do número.
- História dos números.
-Agrupamento e trocas nas diferentes bases e na base 10.
- Material concreto e registro.
- Sistema de numeração decimal.
- Situações problemas.
VALOR POSICIONAL:
-Unidade e dezena;
-Registro de quantidade;
-Leitura e escrita de numerais;
-Composição e decomposição.
-Observação, registro, material dourado, quadro de sequência numérica, situações problemas e Jogos.
-Seriação: Ordem crescente e decrescente, sucessor e antecessor, pares e ímpares.
-Registro, sequência numérica, figuras, material concreto e jogos.
 - Operação: adição e subtração.
- Registro e situação problema.
- Cálculo mental e estimativa.
- Oralidade e jogos.

                        GEOMETRIA
- Exploração e localização espacial em relação a objetos e locais: rua, bairro, cidade;

- Oralidade, observação e registro de desenhos.

                          MEDIDAS

TEMPO:
- Semana, quinzena, mês, bimestre, trimestre, semestre e ano.
- Construção coletiva do calendário e registro.

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO


- Tabelas e gráficos.
- Construção, leitura, interpretação e comparação.
CIÊNCIAS
OBJETIVO:
-Desenvolver a compreensão do estudo da vida e suas inter- relação incluindo a dialética entre o ser humano e a natureza, proporcionando a melhor interação com o meio em que vive.


ÁGUA E ECOSSISTEMA


                                 CONTEÚDOS
                      ESTRATÉGIAS
- Nascentes, rios, lagos, mares, oceanos;
- Palestra, vídeos;
- Leituras e interpretações de textos;
- Visita técnica;
- Produção  de frases e acrósticos;
- Recortes e colagens.


- Ciclo da água;
- Usos da água (data comemorativa: Dia mundial da água)

      POLUIÇÃO E CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA
  

- Saneamento básico;
- Tratamento da água;
- Usos de produtos venenosos.
                                                                                                                     
                                                                                                                         HISTÓRIA
OBJETIVOS:
-Compreender o significado e a abrangência da categoria trabalho como elemento cultural do processo de produção do homem estabelecendo relações sociais e na organização da sociedade;
- Compreender como se processam as mudanças na natureza e na sociedade.  

VIDA, TRABALHO, RELAÇÕES SOCIAIS E DE PODER, HISTÓRIA
CONTEÚDOS
                    ESTRATÉGIAS
- A família enquanto espaço da produção e organização;
- A família em sua condição socioeconômica: passado/presente, o processo de mudança;
- O trabalho ontem e hoje;
- Diferentes formas de trabalho e organização.
- Práticas de leitura;
- Interpretação e registro no caderno;
- Vídeos;
- Recortes e colagem;
- Confecções de cartazes;
-  Pesquisas.
                                                                                                                             
GEOGRAFIA
OBJETIVOS:
-Situar-se no espaço de seu bairro, cidade, município para que os compreenda como resultado da sociedade que o constrói;
- Reconhecer as diferenças entre os espaços rurais e urbanos e suas interdependências.

FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE ESPAÇOS E TEMPO
CONTEÚDOS
                ESTRATÉGIAS
- Noções de espaço: orientação e localização;
-Centralização descentralização: lateralidade, inclusão, ordem;
- O espaço local: lugar em que vivem. (bairro/localidade) 
- Maquetes;
- Leitura e interpretação;
- Visitas;
- Vídeos.

AVALIAÇÃO


A avaliação deve ser um processo educativo que possibilite verificar a aprendizagem, ocorrendo de forma contínua e cumulativa. Tendo com perspectiva a fusão da teoria com a prática social. Devendo aperfeiçoar a prática do educador e tornando a prática educativa do educando um processo permanente de apreensão da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário