terça-feira, 11 de agosto de 2015




PLANEJAMENTO


1° BIMESTRE



4° ANO

EQUIPE DE ELABORAÇÃO: MARCELI, FÁTIMA, JUREMA, FERNANDA E LIOMAR.


LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS:
- Ler e reconhecer diferentes tipos textuais, compreendendo sua função e uso;
- Produzir textos orais e escritos tendo em vista os gêneros trabalhados, considerando os aspectos gramaticais e ortográficos.
GÊNEROS TEXTUAIS
                                            CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
-Contos:Artimanha, Literário,
Fadas;
- Registro de nascimento;
- Poema;
- Fábulas;
- Receita Culinária.
(T/C)

 (R)
(T/C)
(T/C)
 (R)



ASPECTOS TIPOLÓGICOS


       
              

            CULTURA DA ESCRITA
- Reconhecimento dos textos, tal como o contexto espaço de circulação e o uso dos mesmos. (I/T/C)
 -Manipulação de textos, jornais, revistas e outros.
- Saber usar e manusear de maneira adequado os cadernos e livros. (I/T/C)
-  Saber segurar e manipular os lápis. (I/T/C)
- Saber sentar corretamente na carteira para ler e escrever. (I/T/C)
- Cuidar dos materiais escolares. (I/T/C)

- Orientação.
                     
                    
LEITURA
- Leitura com fluência, entonação e ritmo. (T/C)
-Leitura realizada pelo professor;
-Leitura compartilhada;
-Leitura deleite;
-Leitura por parte do aluno (silenciosa e individual);
-Entrevista.
-Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido. (T/C)
- Interpretação de variadas formas de representação da leitura. (T/C)
-Mímica, dramatização, música, desenho, pintura;
-Observar de forma crítica e analítica reportagens e propagandas.
                    ORALIDADE
- Diferentes situações sociais em que ocorre a oralidade, os interlocutores envolvidos, o suporte e a variedade lingüística empregada. (T/C).
- Hora da novidade;
- Contação de história e/ou textos pelo professor e aluno.
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA
DE
ESCRITA ALFABÉTICA
- Reconhecimento da grafia das palavras (ortografia) (I).
·         Encontro vocálico, Encontro consonantal, Dígrafo.
- Produção textual;
- Registro;
- Fixação de palavras em cartaz.
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
- Produção de textos considerando o gênero textual trabalhado. (T/C)
- Produção de textos a partir de figuras/ilustrações;
- Restruturação coletiva e individual;
- Exposição de textos;
- Uso do dicionário.
             ANÁLISE LINGUÍSTICA
- Adequação e necessidade de interação estabelecida no contexto da produção (Quem? Para quem? O quê? Quando? Onde?) (T/C)
- Interpretação e registro
 -Produção textual.
- Emprego da pontuação e paragrafação. (T/C)
- Emprego da concordância nominal e verbal. (T/C)
- Uso do traçado legível. (T/C)
- Emprego adequado de letras maiúsculas. (T/C)
- Emprego de palavras com sílabas complexas. (T/C)
- Clareza/coerência. (T/C)
        
         CIRCULAÇÃO DO GÊNERO


-Divulgação do texto produzido, conforme estabelecido na situação de produção. (T/C)
-Reconhecimento os meios de circulação e coleta de dados.



MATEMÁTICA

OBJETIVO:
Desenvolver o raciocínio lógico, a percepção, a memória reflexiva e a confiança na sua capacidade de solucionar e compreender situações novas dentro dos conteúdos propostos.


 
                              NÚMEROS
                                      E
                             OPERAÇÕES


                                 CONTEÚDOS
                              ESTRATÉGIAS
- Histórico dos números: breve introdução à numeração romana e egípcia para a comparação com a numeração indo-arábico;
- Sistema de Numeração Decimal;
- Agrupamentos e trocas;
 Valor posicional: Ordens e classes, composição e decomposição, leitura e escrita de numerais, registro de quantidades;
- Sequência numérica;
- Sucessor, antecessor; ordem crescente e decrescente;
- Operações: adição, subtração;
- Dobro, triplo e quádruplo;
- Cálculo mental e estimativa.
- Situações problemas (produção e interpretação);
- Registro;
- Quadro de sequência numérica;
- Construção e comparação de tabelas e gráficos;
- Jogos, uso do Material Dourado e Ábaco.

GEOMETRIA
- Exploração e localização espacial em relação a objetos e locais: rua, bairro, cidade, estado, país e planeta.

- Observação do espaço do grupo e do meio em que o aluno está inserido.
                       
MEDIDAS

Tempo:
- Semana, quinzena, bimestre, trimestre, semestre, ano, década e século.
- Estudo do calendário (atividades de fixação);
- Construção e comparação de gráficos;
- Registro.
   
    TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

- Coleta e organização de dados.
- Construção de gráficos;
- Interpretação e comparação de dados.



CIÊNCIAS
OBJETIVO:
Compreender melhor o mundo em que vivemos a relação do ser humano com os outros seres vivos e a importância de preservar a natureza.

TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA E DA ENERGIA
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
- Estruturação e organização de um ser vivo:
·         Célula;
- Classificação geral dos seres vivos:
·         Vírus/vacina.

- Leitura e interpretação;
- Vídeo;
- Entrevistas;
- Produção de cartazes.

SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA
- Alimentação e digestão.
- Vídeo;
- Explanação oral.



HISTÓRIA

OBJETIVO:
Compreender que a sociedade está dividida em classes sociais com interesses antagônicos e, por isso, é marcada por conflitos e contradições que interferem no cotidiano dos indivíduos.

VIDA, TRABALHO, RELAÇÕES SOCIAIS E DE PODER, HISTORIA
                              CONTEÚDOS
          ESTRATÉGIAS
- Quem faz, onde e de que forma se faz a história: a história enquanto construção social:
·         Viagens espanholas e portuguesas;
·         Povos indígenas do Brasil.
- Leitura e interpretação de textos;
- Vídeos.





OBJETIVO:
Desenvolver no educando a compreensão do mundo que o cerca como resultado das múltiplas relações entre a sociedade e a natureza percebendo-se como sujeito participante desse processo em sua totalidade.


FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE ESPAÇO E TEMPO
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
 Noção de espaço:
·         Orientação e localização: pontos cardeais e colaterais,
·         O planeta Terra, continentes e oceanos;
- Descentralização: direita/esquerda, em cima/embaixo e ao lado de: a partir do ponto de vista do outro e dele a sua frente – exterior e interior;
 Noção de tempo:
·         Localização e movimentos da Terra: Rotação e Translação.
- Utilização de mapas, globo terrestres;
- Confecção da Rosa dos Ventos;
- Interpretação e leitura de textos;
- Vídeos.
GEOGRAFIA
    

AVALIAÇÃO


A avaliação será diagnóstica, contínua, formativa e cumulativa, possibilitando ao educando a incorporação de novos registros que acompanhem de forma dinâmica os conteúdos já consolidados com novas estratégias pedagógicas, valorizando o desenvolvimento cognitivo do educando e aperfeiçoando a prática do educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário