PLANEJAMENTO
1° BIMESTRE
4° ANO
EQUIPE DE ELABORAÇÃO: MARCELI, FÁTIMA,
JUREMA, FERNANDA E LIOMAR.
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS:
- Ler e reconhecer diferentes tipos textuais, compreendendo sua
função e uso;
- Produzir textos orais e escritos tendo em vista os gêneros
trabalhados, considerando os aspectos gramaticais e ortográficos.
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GÊNEROS TEXTUAIS
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CONTEÚDOS
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ESTRATÉGIAS
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-Contos:Artimanha, Literário,
Fadas;
- Registro de nascimento;
- Poema;
- Fábulas;
- Receita Culinária.
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(T/C)
(R)
(T/C)
(T/C)
(R)
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ASPECTOS TIPOLÓGICOS
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CULTURA DA ESCRITA
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- Reconhecimento dos textos, tal como o contexto espaço de
circulação e o uso dos mesmos. (I/T/C)
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-Manipulação de textos,
jornais, revistas e outros.
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- Saber usar e manusear de maneira adequado os cadernos e livros. (I/T/C)
- Saber segurar e manipular
os lápis. (I/T/C)
- Saber sentar corretamente na carteira para ler e escrever. (I/T/C)
- Cuidar dos materiais escolares. (I/T/C)
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- Orientação.
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LEITURA
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- Leitura com fluência, entonação e ritmo. (T/C)
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-Leitura realizada pelo professor;
-Leitura compartilhada;
-Leitura deleite;
-Leitura por parte do aluno (silenciosa e individual);
-Entrevista.
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-Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes
possibilidades de produção de sentido.
(T/C)
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- Interpretação de variadas formas de representação da leitura. (T/C)
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-Mímica, dramatização, música, desenho, pintura;
-Observar de forma crítica e analítica reportagens e propagandas.
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ORALIDADE
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- Diferentes situações sociais em que ocorre a oralidade, os
interlocutores envolvidos, o suporte e a variedade lingüística empregada. (T/C).
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- Hora da novidade;
- Contação de história e/ou textos pelo professor e aluno.
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APROPRIAÇÃO
DO SISTEMA
DE
ESCRITA
ALFABÉTICA
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- Reconhecimento da grafia das palavras (ortografia) (I).
·
Encontro vocálico, Encontro consonantal, Dígrafo.
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- Produção textual;
- Registro;
- Fixação de palavras em cartaz.
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PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
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- Produção de textos considerando o gênero textual trabalhado. (T/C)
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- Produção de textos a partir de figuras/ilustrações;
- Restruturação coletiva e individual;
- Exposição de textos;
- Uso do dicionário.
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ANÁLISE LINGUÍSTICA
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- Adequação e necessidade de interação estabelecida no contexto da
produção (Quem? Para quem? O quê? Quando? Onde?) (T/C)
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- Interpretação e registro
-Produção textual.
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- Emprego da pontuação e paragrafação. (T/C)
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- Emprego da concordância nominal e verbal. (T/C)
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- Uso do traçado legível. (T/C)
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- Emprego adequado de letras maiúsculas. (T/C)
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- Emprego de palavras com sílabas complexas. (T/C)
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- Clareza/coerência. (T/C)
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CIRCULAÇÃO DO GÊNERO
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-Divulgação do texto produzido, conforme estabelecido na situação de
produção. (T/C)
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-Reconhecimento
os meios de circulação e coleta de dados.
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MATEMÁTICA
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OBJETIVO:
Desenvolver o raciocínio lógico, a percepção, a memória reflexiva e
a confiança na sua capacidade de solucionar e compreender situações novas
dentro dos conteúdos propostos.
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NÚMEROS
E
OPERAÇÕES
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CONTEÚDOS
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ESTRATÉGIAS
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- Histórico dos números: breve introdução à numeração romana e
egípcia para a comparação com a numeração indo-arábico;
- Sistema de Numeração Decimal;
- Agrupamentos e trocas;
Valor posicional: Ordens e classes, composição e decomposição,
leitura e escrita de numerais, registro de quantidades;
- Sequência numérica;
- Sucessor, antecessor; ordem crescente e decrescente;
- Operações: adição, subtração;
- Dobro, triplo e quádruplo;
- Cálculo mental e estimativa.
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- Situações problemas (produção e interpretação);
- Registro;
- Quadro de sequência numérica;
- Construção e comparação de tabelas e gráficos;
- Jogos, uso do Material Dourado e Ábaco.
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GEOMETRIA
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- Exploração e localização espacial em relação a objetos e locais:
rua, bairro, cidade, estado, país e planeta.
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-
Observação do espaço do grupo e do meio em que o aluno está inserido.
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MEDIDAS
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Tempo:
- Semana, quinzena, bimestre, trimestre, semestre, ano, década e
século.
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- Estudo do calendário (atividades de fixação);
- Construção e comparação de gráficos;
- Registro.
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TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
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- Coleta e organização de dados.
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- Construção de gráficos;
- Interpretação e comparação de dados.
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CIÊNCIAS
OBJETIVO:
Compreender melhor o mundo em que vivemos a relação do ser humano
com os outros seres vivos e a importância de preservar a natureza.
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TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO
DA MATÉRIA E DA ENERGIA
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CONTEÚDOS
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ESTRATÉGIAS
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- Estruturação e organização de um ser vivo:
·
Célula;
- Classificação geral dos seres vivos:
·
Vírus/vacina.
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- Leitura e interpretação;
- Vídeo;
- Entrevistas;
- Produção de cartazes.
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SAÚDE E MELHORIA DA
QUALIDADE DE VIDA
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- Alimentação e digestão.
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- Vídeo;
- Explanação oral.
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HISTÓRIA
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OBJETIVO:
Compreender que a sociedade está dividida em classes sociais com
interesses antagônicos e, por isso, é marcada por conflitos e contradições
que interferem no cotidiano dos indivíduos.
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VIDA, TRABALHO, RELAÇÕES
SOCIAIS E DE PODER, HISTORIA
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CONTEÚDOS
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ESTRATÉGIAS
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- Quem faz, onde e de que forma se faz a história: a história
enquanto construção social:
·
Viagens espanholas e portuguesas;
·
Povos indígenas do Brasil.
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- Leitura e interpretação de textos;
- Vídeos.
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OBJETIVO:
Desenvolver no educando
a compreensão do mundo que o cerca como resultado das múltiplas relações
entre a sociedade e a natureza percebendo-se como sujeito participante desse
processo em sua totalidade.
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FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE
ESPAÇO E TEMPO
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CONTEÚDOS
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ESTRATÉGIAS
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Noção
de espaço:
·
Orientação e localização: pontos cardeais e colaterais,
·
O planeta Terra, continentes e oceanos;
- Descentralização:
direita/esquerda, em cima/embaixo e ao lado de: a partir do ponto de vista do
outro e dele a sua frente – exterior e interior;
Noção
de tempo:
·
Localização e movimentos da Terra: Rotação e Translação.
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- Utilização de mapas,
globo terrestres;
- Confecção da Rosa dos
Ventos;
- Interpretação e
leitura de textos;
- Vídeos.
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GEOGRAFIA
AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica,
contínua, formativa e cumulativa, possibilitando ao educando a incorporação de
novos registros que acompanhem de forma dinâmica os conteúdos já consolidados
com novas estratégias pedagógicas, valorizando o desenvolvimento cognitivo do
educando e aperfeiçoando a prática do educador.
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