PLANEJAMENTO
1° BIMESTRE
5° ANO
EQUIPE DE ELABORAÇÃO: DEUSELI, SANDRA, SANDRA
MEDONÇA, ROSANGELA E LIOMAR.
LÍNGUA PORTUGUESA
| 
OBJETIVO:  
-Reconhecer os aspectos discursivos do gênero
  (sócio-histórico-ideológico, tais como: quem produziu, por que, para quem,
  quando, onde, com que intenção, para qual veículo de circulação, que valores
  expressam). | ||
| 
                   GÊNEROS TEXTUAIS | 
                            CONTEÚDOS | 
                            ESTRATÉGIAS | 
| 
- Carta familiar (R); 
- Fábulas (R); 
- Lendas (R); 
- Narrativas de aventuras (T/C); 
- Piadas (T/C); 
- Cartão (R); 
- Resumo (T/C); 
- Cartaz (R); 
- Panfletos (R); 
- Entrevista (T/C); 
- Regra de jogo (T/C). |  |  | 
| 
           ASPECTOS TOPOLÓGICOS |  |  | 
| 
              CULTURA DA ESCRITA | 
-Reconhecimento dos textos, tal como o contexto o espaço de
  circulação e o uso dos mesmos. (I/T/C) | 
- Manipulação e recorte de
  jornais e revistas, leitura por parte do professor e aluno. | 
| 
                        LEITURA | 
-Leitura com fluência, entonação e ritmo. (R)  | 
-Leitura realizada pelo professor; 
-Leitura compartilhada; 
-Leitura individual de diversos textos por parte do aluno. | 
| 
-Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes
  possibilidades de produção de sentido. (T/C) | ||
| 
-Conhecimento da direção convencional da leitura. (T/C) | ||
| 
                    ORALIDADE | 
- Diferentes situações sociais em que ocorre a oralidade, os
  interlocutores envolvidos, o suporte e a variedade lingüística empregada. (T/C) | 
- Hora da novidade; 
-Contação de história e/ou textos pelos alunos. | 
| 
        APROPRIAÇÃO DO SISTEMA 
                          DE  
            ESCRITA ALFABÉTICA | 
-Reconhecimento da grafia das palavras (ortografia). (T/C) | 
- Produção textual; 
- Leitura e interpretação de diversos textos; 
- Texto/ditado; 
- Fixação de palavras em cartaz; 
- Uso do dicionário; 
- Revistas e jornais. | 
| 
        PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA | 
-Produção oral e escrita de texto, considerando o gênero trabalhado. (T/C) 
- Escolha de vocabulário adequado às circunstâncias da interação. (T/C) | 
- Leitura; 
- Produção textual. | 
| 
              ANÁLISE LINGUÍSTICA | 
-Adequação à necessidade de interação estabelecida (Quem? Para quem?
  O quê? Quando? Onde? Contexto de produção) (T/C) | 
- Leitura; 
- Escrita; 
- Produção textual; 
- Exercício de fixação. | 
| 
- Ideias não – contraditórias.
  (T/C) | ||
| 
- Emprego das concordâncias nominal e verbal. (T/C) | ||
| 
-Emprego da paragrafação e da pontuação. (T/C) | ||
| 
-Emprego do discurso direto e indireto (clareza, coerência, coesão).
  (T/C) | ||
| 
-Emprego adequado de letras maiúsculas. (T/C) | ||
| 
- Uso do traçado legível.
  (T/C) | ||
| 
         CIRCULAÇÃO DO GÊNERO | 
- Divulgação do texto produzido, conforme estabelecido na situação
  de produção. (T/C) | 
-Reconhecimento dos meios de circulação e coleta de dados. | 
MATEMÁTICA
| 
OBJETIVO: 
 -Analisar e interpretar a
  resolução das situações problemas, desenvolvendo o raciocínio lógico, a
  imaginação, a percepção, a atenção voluntária, a memória reflexiva e a linguagem,
  bem como compreender o contexto sócio-cultural e suas contradições. | ||
| 
                     NÚMEROS  
                           E 
                  OPERAÇÕES | 
CONTEÚDOS | 
ESTRATÉGIAS | 
| 
- Sistema de numeração decimal (SND); 
- Agrupamentos e trocas; 
Valor posicional: ordens e classes e
  registro de quantidade, leitura e escrita de numerais até 999.999, composição
  e decomposição de números naturais nas diversas bases; 
- Números ordinais; 
- Possibilidades; 
-Sucessor e antecessor, ordem crescente e decrescente;  
-Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão; 
-Cálculo mental e estimativas. | 
-Leitura, produção e interpretação de situações problemas; 
- Registros; 
- Material concreto. | |
| 
                      GEOMETRIA | 
-Exploração e localização espacial em relação a objetos e locais
  (rua, bairro, cidade, região, estado, país, planeta e universo; 
-Comparação entre as formas geométricas encontradas na natureza e
  nos objetos construídos pelo homem. | 
- Materiais concretos e desenho; 
- Maquetes. | 
| 
                    MEDIDAS | 
Tempo: 
-Classificação do tempo: dia, mês, bimestre, trimestre, semestre,
  ano, qüinqüênio, década, século, milênio; 
-Divisão do dia: horas, minutos e segundos (base sexagesimal); 
-Leitura e escrita de medidas de tempo. | 
- Manipulação e uso de relógio; 
- Registros e situações problemas. | 
| 
   TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO | 
- Coleta e organização dos dados; 
- Construção de tabelas e gráficos com uso de legendas. | 
- Construção, leitura e interpretação de tabelas e de diferentes
  gráficos.  | 
CIÊNCIAS
| 
OBJETIVO:  
-Despertar a compreensão do meio em que vivemos e os fenômenos da
  natureza, evidenciando as diferentes relações entre o homem e a natureza,
  oferecendo suporte para a compreensão da ciência e da tecnologia. | ||
| 
               NOÇÕES DE ASTRONOMIA | 
                      CONTEÚDOS | 
                     ESTRATÉGIAS | 
| 
·        
  Sol, terra e outros do
  universo: 
- Sistema solar: 
- Posição da Terra e
  demais planetas; 
- A Terra e suas
  interações com a Lua; 
- Lua: fases da lua; 
- Eclipses: solar e
  lunar; 
- Influência da sobre a
  biosfera. | 
-Leitura de textos, leitura de imagens e pesquisa de textos
  diversificados; 
- Pesquisa em site, revista Ciência Hoje e vídeos; 
-Trabalhos em grupos direcionados a pesquisas e entrevistas. | |
| 
TRANSFORMAÇÃO E
  INTERAÇÃO DA MATÉRIA E DA ENERGIA | 
·        
  Ecossistema: 
- Relações de
  interdependência sol, água, solo, ar, seres vivos.  | |
HISTÓRIA
| 
OBJETIVO: 
 -Reconhecer que o espaço
  paranaense é produto da sociedade que o constrói, e por isso sofre mudanças
  para atender a diferentes necessidades e interesses, buscando também refletir
  sobre a compreensão do espaço, do tempo, do homem e da sociedade. | ||
| 
                             VIDA  
                        TRABALHO 
        RELAÇÕES SOCIAIS E DE PODER 
                         HISTÓRIA | 
                                 CONTEÚDOS | 
                         ESTRATÉGIAS | 
| 
-Formas de organização da população nativa: Semelhanças e diferenças
  entre os povos; 
-Relações de trabalho e poder – formas de organização e produção do
  espaço: A luta pela sobrevivência; 
-Relações de poder e processos de resistências: conflitos internos
  no Brasil; 
-As mudanças no exercício do poder: formas de administrar e
  organização política. | 
- Leitura de textos, leitura de imagens e pesquisa de textos
  diversificados; 
- Pesquisa em site, revistas; 
-Trabalhos em grupos direcionados a pesquisas e entrevistas; 
- Uso do livro didático; 
- Construção de mapas. | |
GEOGRAFIA
| 
OBJETIVOS: 
- Compreender o mundo que o cerca como resultado nas múltiplas
  relações na sociedade e natureza; 
- Reconhecer as transformações ocorridas no estado, país e mundo; 
- Identificar as diferentes formas de relacionar com a natureza e a
  ocupação da organização do espaço no decorrer do tempo. | ||
| 
FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE
  ESPAÇO E TEMPO | 
                              CONTEÚDOS | 
                  ESTRATÉGIAS | 
| 
·        
  Noções de espaço: 
-Orientação e
  localização (Linhas terrestres, zonas climáticas da terra). 
·        
  Transposição da
  orientação corporal para a geográfica: 
-Direções cardeais aplicadas
  aos hemisférios da Terra; 
-Localização Geográfica
  – coordenadas cartesianas e coordenadas geográficas; 
- Espaço real e virtual. 
·        
  Noções de tempo: 
- Fusos horários ou
  zonas horárias; 
- Tempo real e virtual. | 
-Leitura e pesquisa de textos diversificados; 
-Pesquisa em site, revistas; 
-Trabalhos em grupos direcionados a pesquisas; 
- Leitura, confecção e desenho de mapas; 
- Uso do livro didático, sequência didática. | |
AVALIAÇÃO
                A avaliação terá
como objetivo analisar se o educando está se apropriando dos conhecimentos
necessários para utilizar a linguagem em contextos reais diversificados e
exigentes, do mundo letrado em que está inserido, quer seja em situações de
oralidade, de leitura e/ ou escrita, adequando os discursos aos interlocutores.
Será concretizado através de testes escritos, registros individuais, oralidade
e no decorrer do processo educacional.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário