terça-feira, 11 de agosto de 2015



PLANEJAMENTO


1° BIMESTRE




5° ANO

EQUIPE DE ELABORAÇÃO: DEUSELI, SANDRA, SANDRA MEDONÇA, ROSANGELA E LIOMAR.


LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO:
-Reconhecer os aspectos discursivos do gênero (sócio-histórico-ideológico, tais como: quem produziu, por que, para quem, quando, onde, com que intenção, para qual veículo de circulação, que valores expressam).
                   GÊNEROS TEXTUAIS
                            CONTEÚDOS
                            ESTRATÉGIAS
- Carta familiar (R);
- Fábulas (R);
- Lendas (R);
- Narrativas de aventuras (T/C);
- Piadas (T/C);
- Cartão (R);
- Resumo (T/C);
- Cartaz (R);
- Panfletos (R);
- Entrevista (T/C);
- Regra de jogo (T/C).


           ASPECTOS TOPOLÓGICOS



              CULTURA DA ESCRITA
-Reconhecimento dos textos, tal como o contexto o espaço de circulação e o uso dos mesmos. (I/T/C)
- Manipulação e recorte de jornais e revistas, leitura por parte do professor e aluno.

                
                        LEITURA
-Leitura com fluência, entonação e ritmo. (R)
-Leitura realizada pelo professor;
-Leitura compartilhada;
-Leitura individual de diversos textos por parte do aluno.

-Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido. (T/C)
-Conhecimento da direção convencional da leitura. (T/C)
                     
                    ORALIDADE
- Diferentes situações sociais em que ocorre a oralidade, os interlocutores envolvidos, o suporte e a variedade lingüística empregada. (T/C)
- Hora da novidade;
-Contação de história e/ou textos pelos alunos.


  
        APROPRIAÇÃO DO SISTEMA
                          DE
            ESCRITA ALFABÉTICA

-Reconhecimento da grafia das palavras (ortografia). (T/C)
- Produção textual;
- Leitura e interpretação de diversos textos;
- Texto/ditado;
- Fixação de palavras em cartaz;
- Uso do dicionário;
- Revistas e jornais.
 
        PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA

-Produção oral e escrita de texto, considerando o gênero trabalhado. (T/C)
- Escolha de vocabulário adequado às circunstâncias da interação. (T/C)
- Leitura;
- Produção textual.

           
               
        
            
              ANÁLISE LINGUÍSTICA
-Adequação à necessidade de interação estabelecida (Quem? Para quem? O quê? Quando? Onde? Contexto de produção) (T/C)
- Leitura;
- Escrita;
- Produção textual;
- Exercício de fixação.
- Ideias não – contraditórias. (T/C)
- Emprego das concordâncias nominal e verbal. (T/C)
-Emprego da paragrafação e da pontuação. (T/C)
-Emprego do discurso direto e indireto (clareza, coerência, coesão). (T/C)
-Emprego adequado de letras maiúsculas. (T/C)
- Uso do traçado legível. (T/C)
      
         CIRCULAÇÃO DO GÊNERO

- Divulgação do texto produzido, conforme estabelecido na situação de produção. (T/C)

-Reconhecimento dos meios de circulação e coleta de dados.
MATEMÁTICA

OBJETIVO:
 -Analisar e interpretar a resolução das situações problemas, desenvolvendo o raciocínio lógico, a imaginação, a percepção, a atenção voluntária, a memória reflexiva e a linguagem, bem como compreender o contexto sócio-cultural e suas contradições.

                 

                     NÚMEROS
                           E
                  OPERAÇÕES
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
- Sistema de numeração decimal (SND);
- Agrupamentos e trocas;
Valor posicional: ordens e classes e registro de quantidade, leitura e escrita de numerais até 999.999, composição e decomposição de números naturais nas diversas bases;
- Números ordinais;
- Possibilidades;
-Sucessor e antecessor, ordem crescente e decrescente;
-Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão;
-Cálculo mental e estimativas.
-Leitura, produção e interpretação de situações problemas;
- Registros;
- Material concreto.
                

                      GEOMETRIA
-Exploração e localização espacial em relação a objetos e locais (rua, bairro, cidade, região, estado, país, planeta e universo;
-Comparação entre as formas geométricas encontradas na natureza e nos objetos construídos pelo homem.
- Materiais concretos e desenho;
- Maquetes.


                                                   
                    MEDIDAS

                                            
Tempo:
-Classificação do tempo: dia, mês, bimestre, trimestre, semestre, ano, qüinqüênio, década, século, milênio;
-Divisão do dia: horas, minutos e segundos (base sexagesimal);
-Leitura e escrita de medidas de tempo.
- Manipulação e uso de relógio;
- Registros e situações problemas.


   TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Coleta e organização dos dados;
- Construção de tabelas e gráficos com uso de legendas.
- Construção, leitura e interpretação de tabelas e de diferentes gráficos.
CIÊNCIAS
OBJETIVO:
-Despertar a compreensão do meio em que vivemos e os fenômenos da natureza, evidenciando as diferentes relações entre o homem e a natureza, oferecendo suporte para a compreensão da ciência e da tecnologia.
 
         
               NOÇÕES DE ASTRONOMIA





                      CONTEÚDOS
                     ESTRATÉGIAS
·         Sol, terra e outros do universo:
- Sistema solar:
- Posição da Terra e demais planetas;
- A Terra e suas interações com a Lua;
- Lua: fases da lua;
- Eclipses: solar e lunar;
- Influência da sobre a biosfera.
-Leitura de textos, leitura de imagens e pesquisa de textos diversificados;
- Pesquisa em site, revista Ciência Hoje e vídeos;
-Trabalhos em grupos direcionados a pesquisas e entrevistas.

TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA E DA ENERGIA

·         Ecossistema:
- Relações de interdependência sol, água, solo, ar, seres vivos.
                                                                                                       
                                                           
HISTÓRIA
OBJETIVO:
 -Reconhecer que o espaço paranaense é produto da sociedade que o constrói, e por isso sofre mudanças para atender a diferentes necessidades e interesses, buscando também refletir sobre a compreensão do espaço, do tempo, do homem e da sociedade.


                             VIDA
                        TRABALHO
        RELAÇÕES SOCIAIS E DE PODER
                         HISTÓRIA
                                 CONTEÚDOS
                         ESTRATÉGIAS
-Formas de organização da população nativa: Semelhanças e diferenças entre os povos;
-Relações de trabalho e poder – formas de organização e produção do espaço: A luta pela sobrevivência;
-Relações de poder e processos de resistências: conflitos internos no Brasil;
-As mudanças no exercício do poder: formas de administrar e organização política.
- Leitura de textos, leitura de imagens e pesquisa de textos diversificados;
- Pesquisa em site, revistas;
-Trabalhos em grupos direcionados a pesquisas e entrevistas;
- Uso do livro didático;
- Construção de mapas.

GEOGRAFIA

OBJETIVOS:
- Compreender o mundo que o cerca como resultado nas múltiplas relações na sociedade e natureza;
- Reconhecer as transformações ocorridas no estado, país e mundo;
- Identificar as diferentes formas de relacionar com a natureza e a ocupação da organização do espaço no decorrer do tempo.



FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE ESPAÇO E TEMPO

                              CONTEÚDOS
                  ESTRATÉGIAS
·         Noções de espaço:
-Orientação e localização (Linhas terrestres, zonas climáticas da terra).
·         Transposição da orientação corporal para a geográfica:
-Direções cardeais aplicadas aos hemisférios da Terra;
-Localização Geográfica – coordenadas cartesianas e coordenadas geográficas;
- Espaço real e virtual.
·         Noções de tempo:
- Fusos horários ou zonas horárias;
- Tempo real e virtual.
-Leitura e pesquisa de textos diversificados;
-Pesquisa em site, revistas;
-Trabalhos em grupos direcionados a pesquisas;
- Leitura, confecção e desenho de mapas;
- Uso do livro didático, sequência didática.


                                                                                               

AVALIAÇÃO


                A avaliação terá como objetivo analisar se o educando está se apropriando dos conhecimentos necessários para utilizar a linguagem em contextos reais diversificados e exigentes, do mundo letrado em que está inserido, quer seja em situações de oralidade, de leitura e/ ou escrita, adequando os discursos aos interlocutores. Será concretizado através de testes escritos, registros individuais, oralidade e no decorrer do processo educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário