PLANEJAMENTO
1° BIMESTRE
5° ANO
EQUIPE DE ELABORAÇÃO: DEUSELI, SANDRA, SANDRA
MEDONÇA, ROSANGELA E LIOMAR.
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO:
-Reconhecer os aspectos discursivos do gênero
(sócio-histórico-ideológico, tais como: quem produziu, por que, para quem,
quando, onde, com que intenção, para qual veículo de circulação, que valores
expressam).
|
||
GÊNEROS TEXTUAIS
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
- Carta familiar (R);
- Fábulas (R);
- Lendas (R);
- Narrativas de aventuras (T/C);
- Piadas (T/C);
- Cartão (R);
- Resumo (T/C);
- Cartaz (R);
- Panfletos (R);
- Entrevista (T/C);
- Regra de jogo (T/C).
|
|
|
ASPECTOS TOPOLÓGICOS
|
|
|
CULTURA DA ESCRITA
|
-Reconhecimento dos textos, tal como o contexto o espaço de
circulação e o uso dos mesmos. (I/T/C)
|
- Manipulação e recorte de
jornais e revistas, leitura por parte do professor e aluno.
|
LEITURA
|
-Leitura com fluência, entonação e ritmo. (R)
|
-Leitura realizada pelo professor;
-Leitura compartilhada;
-Leitura individual de diversos textos por parte do aluno.
|
-Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes
possibilidades de produção de sentido. (T/C)
|
||
-Conhecimento da direção convencional da leitura. (T/C)
|
||
ORALIDADE
|
- Diferentes situações sociais em que ocorre a oralidade, os
interlocutores envolvidos, o suporte e a variedade lingüística empregada. (T/C)
|
- Hora da novidade;
-Contação de história e/ou textos pelos alunos.
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA
DE
ESCRITA ALFABÉTICA
|
-Reconhecimento da grafia das palavras (ortografia). (T/C)
|
- Produção textual;
- Leitura e interpretação de diversos textos;
- Texto/ditado;
- Fixação de palavras em cartaz;
- Uso do dicionário;
- Revistas e jornais.
|
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
|
-Produção oral e escrita de texto, considerando o gênero trabalhado. (T/C)
- Escolha de vocabulário adequado às circunstâncias da interação. (T/C)
|
- Leitura;
- Produção textual.
|
ANÁLISE LINGUÍSTICA
|
-Adequação à necessidade de interação estabelecida (Quem? Para quem?
O quê? Quando? Onde? Contexto de produção) (T/C)
|
- Leitura;
- Escrita;
- Produção textual;
- Exercício de fixação.
|
- Ideias não – contraditórias.
(T/C)
|
||
- Emprego das concordâncias nominal e verbal. (T/C)
|
||
-Emprego da paragrafação e da pontuação. (T/C)
|
||
-Emprego do discurso direto e indireto (clareza, coerência, coesão).
(T/C)
|
||
-Emprego adequado de letras maiúsculas. (T/C)
|
||
- Uso do traçado legível.
(T/C)
|
||
CIRCULAÇÃO DO GÊNERO
|
- Divulgação do texto produzido, conforme estabelecido na situação
de produção. (T/C)
|
-Reconhecimento dos meios de circulação e coleta de dados.
|
MATEMÁTICA
OBJETIVO:
-Analisar e interpretar a
resolução das situações problemas, desenvolvendo o raciocínio lógico, a
imaginação, a percepção, a atenção voluntária, a memória reflexiva e a linguagem,
bem como compreender o contexto sócio-cultural e suas contradições.
|
||
NÚMEROS
E
OPERAÇÕES
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
- Sistema de numeração decimal (SND);
- Agrupamentos e trocas;
Valor posicional: ordens e classes e
registro de quantidade, leitura e escrita de numerais até 999.999, composição
e decomposição de números naturais nas diversas bases;
- Números ordinais;
- Possibilidades;
-Sucessor e antecessor, ordem crescente e decrescente;
-Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão;
-Cálculo mental e estimativas.
|
-Leitura, produção e interpretação de situações problemas;
- Registros;
- Material concreto.
|
|
GEOMETRIA
|
-Exploração e localização espacial em relação a objetos e locais
(rua, bairro, cidade, região, estado, país, planeta e universo;
-Comparação entre as formas geométricas encontradas na natureza e
nos objetos construídos pelo homem.
|
- Materiais concretos e desenho;
- Maquetes.
|
MEDIDAS
|
Tempo:
-Classificação do tempo: dia, mês, bimestre, trimestre, semestre,
ano, qüinqüênio, década, século, milênio;
-Divisão do dia: horas, minutos e segundos (base sexagesimal);
-Leitura e escrita de medidas de tempo.
|
- Manipulação e uso de relógio;
- Registros e situações problemas.
|
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
|
- Coleta e organização dos dados;
- Construção de tabelas e gráficos com uso de legendas.
|
- Construção, leitura e interpretação de tabelas e de diferentes
gráficos.
|
CIÊNCIAS
OBJETIVO:
-Despertar a compreensão do meio em que vivemos e os fenômenos da
natureza, evidenciando as diferentes relações entre o homem e a natureza,
oferecendo suporte para a compreensão da ciência e da tecnologia.
|
||
NOÇÕES DE ASTRONOMIA
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
·
Sol, terra e outros do
universo:
- Sistema solar:
- Posição da Terra e
demais planetas;
- A Terra e suas
interações com a Lua;
- Lua: fases da lua;
- Eclipses: solar e
lunar;
- Influência da sobre a
biosfera.
|
-Leitura de textos, leitura de imagens e pesquisa de textos
diversificados;
- Pesquisa em site, revista Ciência Hoje e vídeos;
-Trabalhos em grupos direcionados a pesquisas e entrevistas.
|
|
TRANSFORMAÇÃO E
INTERAÇÃO DA MATÉRIA E DA ENERGIA
|
·
Ecossistema:
- Relações de
interdependência sol, água, solo, ar, seres vivos.
|
HISTÓRIA
OBJETIVO:
-Reconhecer que o espaço
paranaense é produto da sociedade que o constrói, e por isso sofre mudanças
para atender a diferentes necessidades e interesses, buscando também refletir
sobre a compreensão do espaço, do tempo, do homem e da sociedade.
|
||
VIDA
TRABALHO
RELAÇÕES SOCIAIS E DE PODER
HISTÓRIA
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
-Formas de organização da população nativa: Semelhanças e diferenças
entre os povos;
-Relações de trabalho e poder – formas de organização e produção do
espaço: A luta pela sobrevivência;
-Relações de poder e processos de resistências: conflitos internos
no Brasil;
-As mudanças no exercício do poder: formas de administrar e
organização política.
|
- Leitura de textos, leitura de imagens e pesquisa de textos
diversificados;
- Pesquisa em site, revistas;
-Trabalhos em grupos direcionados a pesquisas e entrevistas;
- Uso do livro didático;
- Construção de mapas.
|
GEOGRAFIA
OBJETIVOS:
- Compreender o mundo que o cerca como resultado nas múltiplas
relações na sociedade e natureza;
- Reconhecer as transformações ocorridas no estado, país e mundo;
- Identificar as diferentes formas de relacionar com a natureza e a
ocupação da organização do espaço no decorrer do tempo.
|
||
FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE
ESPAÇO E TEMPO
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
·
Noções de espaço:
-Orientação e
localização (Linhas terrestres, zonas climáticas da terra).
·
Transposição da
orientação corporal para a geográfica:
-Direções cardeais aplicadas
aos hemisférios da Terra;
-Localização Geográfica
– coordenadas cartesianas e coordenadas geográficas;
- Espaço real e virtual.
·
Noções de tempo:
- Fusos horários ou
zonas horárias;
- Tempo real e virtual.
|
-Leitura e pesquisa de textos diversificados;
-Pesquisa em site, revistas;
-Trabalhos em grupos direcionados a pesquisas;
- Leitura, confecção e desenho de mapas;
- Uso do livro didático, sequência didática.
|
AVALIAÇÃO
A avaliação terá
como objetivo analisar se o educando está se apropriando dos conhecimentos
necessários para utilizar a linguagem em contextos reais diversificados e
exigentes, do mundo letrado em que está inserido, quer seja em situações de
oralidade, de leitura e/ ou escrita, adequando os discursos aos interlocutores.
Será concretizado através de testes escritos, registros individuais, oralidade
e no decorrer do processo educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário