PLANEJAMENTO
1° BIMESTRE
2° ANO
EQUIPE DE ELABORAÇÃO: CLEUSA, DEUSELI, ELBA,
JOSEANE, VALDINETE E LIOMAR.
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS:
-Reconhecer, compreender
e utilizar os diferentes gêneros textuais,
propiciando o uso em diferentes situações sociais;
-Compreender e utilizar
o sistema de escrita alfabética da língua portuguesa.
|
||||
GÊNEROS TEXTUAIS
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
||
-Quadrinhas;
-Cantigas;
-Registro de nascimento;
-Conto de fadas;
- Fábulas;
- Lista;
-Rótulos.
|
T/C
T/C
I
F
F
T/C
T/C
|
|
|
|
ASPECTOS TIPOLÓGICOS
|
|
|||
CULTURA DA ESCRITA
|
-Reconhecimento dos
textos, tal como o contexto, espaço de circulação e o uso dos mesmos.
|
- Manipulação
de textos, revistas e livros.
|
||
- Saber usar e manusear
de maneira adequado os cadernos e os livros;
- Saber segurar e
manipular os materiais escolares;
- Saber sentar
corretamente na carteira para ler e escrever;
- Cuidar dos materiais
escolares.
|
- Orientações.
|
|||
LEITURA
|
- Práticas sociais de
leitura de textos de diferentes gêneros, veiculados em diferentes suportes
textuais;
- Leitura autônoma de
diversos textos.
|
- Leitura realizada pelo
professor;
- Leitura compartilhada
(apontada);
- Leitura deleite.
- Leitura individual por
parte do aluno;
- Contação de história;
-Projetos ( maleta
viajante).
|
||
- Interpretação de
variadas formas de representação da leitura.
|
- Mímica, dramatização,
desenho, pintura etc.
|
|||
- Conhecimento da
direção convencional da leitura.
|
- Leitura apontada,
leitura por parte do aluno.
|
|||
ORALIDADE
|
-Diferentes situações
sociais em que ocorre a oralidade, os interlocutores envolvidos, o suporte e
a variedade lingüística empregada.
|
- Hora da novidade.
- Contação de história pelo professor e alunos.
- Músicas, vídeos.
|
||
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
|
- Produção oral e
escrita de palavras e frases, considerando o gênero trabalhado. (T/C)
|
- Produção a partir de
gravuras, carimbos e ilustrações.
|
||
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA
DE
ESCRITA ALFABÉTICA
|
- Reconhecimento e uso
das letras do alfabeto como sistema de representação gráfica dos sinais
sonoros produzidos na linguagem.
|
- Leitura do nome/ som,
alfabeto móvel e bingo sonoro.
|
||
-Reconhecimento das
relações entre fonemas e grafemas, de sua junção na formação de sílabas. (T/C)
|
- Jogos de
alfabetização, brincadeiras, músicas
silabário, auto ditado,
recorte,e colagem e registro.
|
|||
-Distinção entre os
símbolos da escrita e outros grafismos (desenho, logotipo, números, letras,
etc). ( R)
|
-Quadro com
classificação, recorte e colagem.
|
|||
- Categorização gráfica
– diferentes formas de traçar a letra
exercendo a mesma função na palavra). (T/C)
|
- Registro das letras do
alfabeto e palavras ( uso do caderno de caligrafia);
- Texto em tiras e em
papeletas.
|
|||
- Distinção entre as
letras e notações léxicas (acentos, hífen,
Cedilha, pontos,
vírgula). (T/C)
|
- Oralidade (som);
- Quadro com
classificação e registro.
|
|||
- Distinção entre as
letras e sílabas e consequentemente segmentação das palavras em final de
linha. (T/C)
|
- Palavras em forma de
papeletas.
|
|||
- Reconhecimento da
grafia das palavras – ortografia. (T/C)
|
- Recorte e colagem,
confecção de cartazes com as dificuldades e registro.
|
|||
- Identificação de novas
palavras, resultantes de trocas, acréscimo ou retirada de sílabas numa
palavra. (T/C)
|
-Jogos e registro.
|
|||
- Conhecimento da
direção convencional da escrita. (R)
|
- Leitura apontada,
registros e textos em tiras e em papeletas.
|
|||
ANÁLISE LINGUÍSTICA
|
-Emprego de palavras com
sílabas complexas. (T/C)
|
- Leitura apontada, auto
ditado, produção de frases e ditado.
|
||
- Atendimento às
orientações da escrita (de cima para baixo, da esquerda para a direita). (R)
|
- Registro no caderno,
utilização de parágrafo, espaçamento entre palavras, textos em tiras e em
papeletas.
|
|||
- Emprego da segmentação
entre as palavras (espaço em branco entre uma palavra e outra). (T/C)
|
- Leitura apontada,
pintura entre as palavras, textos/frases em papeletas e registro.
|
|||
- Emprego da pontuação e
da paragrafação. (I)
|
- Oralidade e registro
de frases.
|
|||
- Disposição adequada da
escrita no papel. (T/C)
|
- Registro e espaço
entre as atividades;
- Utilização de
parágrafos.
|
|||
MATEMÁTICA
OBJETIVOS:
-Construir
o significado de número a partir de seus diferentes usos no contexto social e
matemático;
-Desenvolver
noções de grandezas e medidas no seu cotidiano escolar.
|
||
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
NÚMEROS
E
OPERAÇÕES
|
-Função
social do número (Para que serve o número? Por que ele Foi criado?...)
|
- História
dos números.
|
- Função
do número (ordenar, contar, medir e codificar.)
|
-Jogos,
brincadeiras (fila), enumerar por ordem o calendário, jogos e atividades de
identificação.
|
|
-
Significado de: classificação, seriação, sequência, inclusão de classes,
conservação.
|
- Material
concreto, recorte e colagem.
|
|
-
Agrupamentos e trocas nas diferentes bases e na base 10.
|
|
|
-Registros
de quantidades.
|
-Material
concreto, representação através de desenhos e registro.
|
|
-Leitura e
escrita de numerais.
|
-
Registro, confecção de cartaz (quadro de sequência numérica) e contação de
histórias.
|
|
- Cálculo
mental e estimativa.
|
-Jogos,
contação de histórias e brincadeiras.
|
|
-
Seriação: sucessor/ antecessor, ordem crescente e decrescente.
|
-
Sequência numérica;
-
Organização na fila.
|
|
GEOMETRIA
|
-Significado
de: dentro, fora, vizinhança, fronteira, atrás, na frente, em cima , em baixo , mais alto que,
mais baixo que, maior que, menor que, a esquerda, a direita, entre e no meio.
|
- Músicas,
brincadeiras e registro;
-
Confecção e comparação de gráficos.
|
MEDIDAS
|
TEMPO:
-
Calendário: dia, semana, mês e ano.
|
-
Construção coletiva do calendário;
- Marcação
diária no calendário e quadro.
|
-
Reconhecer a medida padrão (h).
|
-
Manipulação de relógio e registros com marcação de ponteiros.
|
|
- Duração e sequência temporal (dia: manhã, tarde e noite; antes,
durante e pois; significado de rápido e lento; logo após,
muito depois, muito antes, um pouco ,antes, agora; hoje e amanhã, ( linha do tempo com fatos da vida do
educando).
|
-Brincadeiras,
músicas, contação de história e registros de
desenhos.
|
|
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
|
-Organização
dos dados em tabelas.
|
-Construção,
comparação e interpretação.
|
CIÊNCIAS
OBJETIVO:
-Compreender
a saúde como um bem comum promovido pela ação individual e coletiva.
|
||
SAÚDE
MELHORIA DA QUALIDADE DE
VIDA
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
Ecossistema- relações de interdependência
·
Água:
-Importância/poluição e
contaminação;
-Formas em que se apresenta (estados
físicos).
|
-
Oralidade;
-
Construção de frases e acrósticos;
- Registro
de desenhos;
- Músicas
e vídeos.
|
|
·
Solo:
-Importância do solo na
produção de alimentos e no cultivo de vegetais elaborado
pelo homem;
-Erosão pela água.
|
-Oralidade;
-Vídeos;
-Registro
de desenhos.
|
HISTÓRIA
OBJETIVO:
-Compreender as transformações ocorridas na natureza e
na sociedade na qual o educando está inserido.
|
||
RELAÇÕES SOCIAIS E DE PODER
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
- Nome/ sobrenome;
- Mudanças na organização familiar.
|
-Oralidade, registro de nascimento e desenhos.
|
GEOGRAFIA
OBJETIVOS:
-Compreender
as diferentes formas de organização social e espacial, identificando o seu
pertencimento ao grupo em que está inserido;
-
Desenvolver noções de espaço e localização.
|
||
FORMAÇÃO
DE CONCEITOS DE ESPAÇO E TEMPO
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
Noções de espaço: Orientação e localização
- A partir
do lugar que ocupa na sala de aula, na casa, na escola;
- O espaço
da escola: disposição das salas e espaços administrativos, corredores,
banheiros, pátio, saguão, etc;
- A minha
casa: o meu espaço dentro da minha casa.
Noções
de tempo:
-
Sequências de tempo no ambiente escolar: tempo de brincar, lanchar, de
estudar.
- Noções
de tempo: ontem/hoje/amanhã; Manhã/tarde/noite; Dia/noite; semana/ mês/ano;
Antes/ durante e depois/ ao mesmo tempo.
|
-
Oralidade;
- Registro
de desenhos;
-
Maquetes.
|
AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica,
contínua, formativa e cumulativa, possibilitando ao educando a incorporação de
novos registros que acompanhem de forma dinâmica os conteúdos já consolidados com
novas estratégias pedagógicas, valorizando o desenvolvimento cognitivo do
educando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário