terça-feira, 11 de agosto de 2015



PLANEJAMENTO


1° BIMESTRE

2° ANO


EQUIPE DE ELABORAÇÃO: CLEUSA, DEUSELI, ELBA, JOSEANE, VALDINETE  E LIOMAR.

LÍNGUA PORTUGUESA


OBJETIVOS:
-Reconhecer, compreender e utilizar os diferentes gêneros textuais,  propiciando o uso em diferentes situações sociais;
-Compreender e utilizar o sistema de escrita alfabética da língua portuguesa.
            GÊNEROS TEXTUAIS
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
-Quadrinhas;
-Cantigas;
-Registro de nascimento;
-Conto de fadas;
- Fábulas;
- Lista;
-Rótulos.
T/C
T/C
  I
  F
  F
T/C
T/C



    ASPECTOS TIPOLÓGICOS

 
        
            CULTURA DA ESCRITA
-Reconhecimento dos textos, tal como o contexto, espaço de circulação e o uso dos mesmos.
- Manipulação de textos, revistas e livros.

- Saber usar e manusear de maneira adequado os cadernos e os livros;     
- Saber segurar e manipular os materiais escolares;
- Saber sentar corretamente na carteira para ler e escrever;
- Cuidar dos materiais escolares. 
- Orientações.
        


                  LEITURA
- Práticas sociais de leitura de textos de diferentes gêneros, veiculados em diferentes suportes textuais;
- Leitura autônoma de diversos textos.

- Leitura realizada pelo professor;
- Leitura compartilhada (apontada);
- Leitura deleite.
- Leitura individual por parte do aluno;
- Contação de história;
-Projetos ( maleta viajante).
- Interpretação de variadas formas de representação da leitura.
- Mímica, dramatização, desenho, pintura etc.
- Conhecimento da direção convencional da leitura.
- Leitura apontada, leitura por parte do aluno.
       
                 ORALIDADE

-Diferentes situações sociais em que ocorre a oralidade, os interlocutores envolvidos, o suporte e a variedade lingüística empregada.
- Hora da novidade.
- Contação  de história pelo professor e  alunos.
- Músicas, vídeos.
   PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
- Produção oral e escrita de palavras e frases, considerando o gênero trabalhado. (T/C)
- Produção a partir de gravuras, carimbos e ilustrações.



    APROPRIAÇÃO DO SISTEMA

                      DE

        ESCRITA ALFABÉTICA


- Reconhecimento e uso das letras do alfabeto como sistema de representação gráfica dos sinais sonoros produzidos na linguagem. 
- Leitura do nome/ som, alfabeto móvel e bingo  sonoro.

-Reconhecimento das relações entre fonemas e grafemas, de sua junção na formação de sílabas. (T/C)

- Jogos de alfabetização, brincadeiras, músicas  silabário, auto  ditado, recorte,e colagem e registro.
-Distinção entre os símbolos da escrita e outros grafismos (desenho, logotipo, números, letras, etc). ( R)
-Quadro com classificação, recorte e colagem.
- Categorização gráfica – diferentes  formas de traçar a letra exercendo a mesma função na palavra). (T/C)
- Registro das letras do alfabeto e palavras ( uso do caderno de caligrafia);
- Texto em tiras e em papeletas.
- Distinção entre as letras e notações léxicas (acentos, hífen,
Cedilha, pontos, vírgula). (T/C)
- Oralidade (som);
- Quadro com classificação e registro.
- Distinção entre as letras e sílabas e consequentemente segmentação das palavras em final de linha. (T/C)
- Palavras em forma de papeletas.
- Reconhecimento da grafia das palavras – ortografia. (T/C)

- Recorte e colagem, confecção de cartazes com as dificuldades e registro.
- Identificação de novas palavras, resultantes de trocas, acréscimo ou retirada de sílabas numa palavra. (T/C)
-Jogos e registro.

- Conhecimento da direção convencional da escrita. (R)
- Leitura apontada, registros e textos em tiras e em papeletas.
   
      
         ANÁLISE LINGUÍSTICA
-Emprego de palavras com sílabas complexas. (T/C)
- Leitura apontada, auto ditado, produção de frases e ditado.
- Atendimento às orientações da escrita (de cima para baixo, da esquerda para a direita). (R)
- Registro no caderno, utilização de parágrafo, espaçamento entre palavras, textos em tiras e em papeletas.
- Emprego da segmentação entre as palavras (espaço em branco entre uma palavra e outra). (T/C)
- Leitura apontada, pintura entre as palavras, textos/frases em papeletas e registro.
- Emprego da pontuação e da paragrafação. (I)
- Oralidade e registro de frases.
- Disposição adequada da escrita no papel. (T/C)
- Registro e espaço entre as atividades;
- Utilização de parágrafos.















MATEMÁTICA
OBJETIVOS:
-Construir o significado de número a partir de seus diferentes usos no contexto social e matemático;
-Desenvolver noções de grandezas e medidas no seu cotidiano escolar.

CONTEÚDOS
                  ESTRATÉGIAS



NÚMEROS
E
 OPERAÇÕES


-Função social do número (Para que serve o número? Por que ele Foi criado?...)
- História dos números.
- Função do número (ordenar, contar, medir e codificar.)
-Jogos, brincadeiras (fila), enumerar por ordem o calendário, jogos e atividades de identificação.
- Significado de: classificação, seriação, sequência, inclusão de classes, conservação.
- Material concreto, recorte e colagem.
- Agrupamentos e trocas nas diferentes bases e na base 10.

-Registros de quantidades.

-Material concreto, representação através de desenhos e registro.
-Leitura e escrita de numerais.

- Registro, confecção de cartaz (quadro de sequência numérica) e contação de histórias.
- Cálculo mental e estimativa.
-Jogos, contação de histórias e brincadeiras.
- Seriação: sucessor/ antecessor, ordem crescente e decrescente.
- Sequência numérica;
- Organização na fila.

GEOMETRIA

-Significado de: dentro, fora, vizinhança, fronteira, atrás, na  frente, em cima , em baixo , mais alto que, mais baixo que, maior que, menor que, a esquerda, a direita, entre e no meio.
- Músicas, brincadeiras e registro;
- Confecção e comparação de gráficos.


                       MEDIDAS

TEMPO:
- Calendário: dia, semana, mês e ano.
- Construção coletiva do calendário;
- Marcação diária no calendário e quadro.
- Reconhecer a medida padrão (h).

- Manipulação de relógio e registros com marcação de ponteiros.
- Duração e sequência  temporal (dia: manhã, tarde e noite; antes, durante e  pois;  significado de rápido e lento; logo após, muito depois, muito antes, um pouco ,antes, agora; hoje e amanhã, ( linha do tempo com fatos da vida do educando).
-Brincadeiras, músicas, contação de história e registros de  desenhos.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

-Organização dos dados em tabelas.
-Construção, comparação e interpretação.
CIÊNCIAS
OBJETIVO:
-Compreender a saúde como um bem comum promovido pela ação individual e coletiva.


SAÚDE
MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA


CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
Ecossistema- relações de interdependência
·         Água:
-Importância/poluição e contaminação;
       -Formas em que se apresenta (estados físicos).
- Oralidade;
- Construção de frases e acrósticos;
- Registro de desenhos;
- Músicas e vídeos.
·         Solo:
-Importância do solo na produção de alimentos e no cultivo de vegetais  elaborado  pelo  homem;
-Erosão pela água.

-Oralidade;
-Vídeos;
-Registro de desenhos.


HISTÓRIA
OBJETIVO:
-Compreender as transformações ocorridas na natureza e na sociedade na qual o educando está inserido.


     RELAÇÕES SOCIAIS E DE PODER
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
- Nome/ sobrenome;
- Mudanças na organização familiar.
-Oralidade, registro de nascimento e desenhos.

                       





GEOGRAFIA
OBJETIVOS:
-Compreender as diferentes formas de organização social e espacial, identificando o seu pertencimento ao grupo em que está inserido;
- Desenvolver noções de espaço e localização.


FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE ESPAÇO E TEMPO
CONTEÚDOS
               ESTRATÉGIAS
Noções de espaço: Orientação e localização
- A partir do lugar que ocupa na sala de aula, na casa, na escola;
- O espaço da escola: disposição das salas e espaços administrativos, corredores, banheiros, pátio, saguão, etc;
- A minha casa: o meu espaço dentro da minha casa.
 Noções de tempo:
- Sequências de tempo no ambiente escolar: tempo de brincar, lanchar, de estudar.
- Noções de tempo: ontem/hoje/amanhã; Manhã/tarde/noite; Dia/noite; semana/ mês/ano; Antes/ durante e depois/ ao mesmo tempo.
- Oralidade;
- Registro de desenhos;
- Maquetes.



AVALIAÇÃO


A avaliação será diagnóstica, contínua, formativa e cumulativa, possibilitando ao educando a incorporação de novos registros que acompanhem de forma dinâmica os conteúdos já consolidados com novas estratégias pedagógicas, valorizando o desenvolvimento cognitivo do educando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário